Açaí ou Juçara?
O Açaí e a Juçara são frutos visualmente parecidos e por isso muito confundidos, no entanto, suas origens são diferentes. Enquanto a palmeira responsável por produzir o Açaí é a Euterpe Oleracea a palmeira Euterpe Edulis é responsável pela produção do Juçaí, fruto da palmeira Juçara. Além disso, suas diferenças estão na forma de uso e consumo de seus frutos. Enquanto o Açaí entrega uma maior oferta de polpa a Juçara é mais utilizada na produção de palmito, com melhor valor agregado, por ser mais adocicado é melhor para venda.
Palmito Juçara
O palmito Juçara apresenta crescimento lento, levando de 10 a 12 anos para atingir a idade adulta. Por este motivo, seu cultivo para a produção de palmito muitas vezes, trona-se desinteressante economicamente.
Frutos Juçara
Seus frutos são muito consumidos por dezenas de espécies de aves e mamíferos, alguns deles vulneráveis à extinção. Também de seus frutos, é extraído uma deliciosa polpa. Depois de despolpado, seu grão era descartado no meio ambiente levando mais de 7 anos para se decompor. Pensando nisso e prezando pelo meio ambiente, transformamos o grão da Juçara em um novo subproduto.
“O fruto da Juçara após ser despolpado e lavado, passa pelo processo de secagem, torrefação e moagem. Após então, torna-se um pó. O Pó para Infusão e o Pó para Uso em geral da Grão Juçara Brasil.”
Processo
Para que se obtenha o produto final, é necessário todo um processo que se inicia com o colhimento do fruto da Palmeira Juçara. Para isso, três trabalhadores vão até o local em que a planta se encontra para ser feita sua extração com uma lona de rafia que tem três metros, com isso, é cortado o cacho e ele cai dentro da lona. Para colher o cacho da Juçara é usada uma vara chamada “vara telescópica”, ela é um bastão que tem uma foice em sua ponta e possui treze metros de comprimento. Assim que o cacho estiver na lona, é retirado os seus frutos manualmente e, em seguida, é colocado em caixas plásticas devidamente limpas e arejadas, com isso, o fruto é transportado para a agroindústria. Importante ressaltar que existe um regulamento normativo em que, uma palmeira Juçara produz anualmente de cinco a sete cachos, sendo deixado para a natureza, dois cachos. Por exemplo, se a palmeira tiver somente dois cachos, não é colhida aquela planta para que as aves e roedores possam se alimentar e também para que aconteça a dispersão natural para novas plantas. Ao chegar na fábrica, é retirada as caixas da camionete e são colocadas no local com uma temperatura ambiente para que não ocorra uma proliferação de fungos e bactérias. Após esse processo, começa a ser feita sua devida higienização, primeiramente, é realizada uma pré-limpeza em que o produto é passado por peneiras, depois ele é dirigido para um tangue que contém, duzentos quilos de Juçara e duzentos litros de água com duzentos ml de cloro, para que, dessa forma, o produto é lavado novamente para que se retira todo o cloro ali presente. Em seguida, é adicionado água morna para amolecer o fruto para facilitar o despolpamento, depois é envasado e levado as câmeras frias com temperaturas de 18 graus negativos. Retirado a polpa, o grão é conduzido por uma rosca sem fim onde cai em uma caçamba, neste momento, o produto é entregue para o local onde para que ocorra o processo de lavagem. Depois de lavado é colocada em caixas plásticas em que é transportado para a fábrica da empresa Dinorgânico LTDA para iniciar a sua secagem.
Chegando na fábrica, o grão é levado diretamente ao cilindro rotativo para o processo de secagem de desidratação em um secador rotativo com o fogo indireto, depois é retirado o produto do cilindro e levado diretamente por elevadores para a moagem, após a moagem se obtém o pó do grão da palmeira juçara, onde é embalada.
Os Produtos Grão Juçara Brasil
O Pó para Infusão, já presente nos mercados foi preparado exclusivamente para o preparo de bebidas, sendo uma ótima alternativa ao café e chás.
O Pó Juçara para Uso em Geral, é uma alternativa especialmente para o uso em alimentos como Bolo,Sorvete, Pudim, Doces e etc. O pó para uso em geral pode ser Diluído ao leite, pode-se fazer Cappuccino entre outros.
Ambos produtos são únicos no Brasil, sendo produtos inovadores com sabor diferenciado e notas cítricas, também apresenta grande potencial nutritivo que favorece muitos benefícios à saúde em geral.